Passar para o conteúdo principal
filho e mãe

Carta de um Filho a sua mãe

"1. Mãe, não me dês tudo o que peço. Às vezes os meus pedidos são apenas um teste, para ver até onde posso pedir.

2. Mãe, nao grites comigo. Eu não te respeito mais por me gritares. E, se me gritas ensinas-me a gritar também, e eu não quero isso.

 3. Mãe, não me dê ordens e não me mandes constantemente. Em vez de me mandares, pede-me o que desejas que eu faça ou te ajude e eu sentir-me-ei útil e farei tudo com mais gosto é até mais rapidamente.

4. Mãe, cumpre sempre as promessas que me fazes, sejam boas ou más. Se me prometes um prémio, deves dar-mo, se me prometes um castigo deves também vigiar que eu o cumpra.

5. Mãe, não mudes de opinião a cada momento, sobre o que devo ou não devo fazer. Pensa antes e mantém a decisão.

6. Mãe, não me compares a ninguém. Se me inferiorizas eu sofro e a minha auto-estima vai abaixo.

7. Mãe, não me faças sempre as coisas. Deixa-me acertar e errar. Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente.

8.Mar, nunca me mintas e nem me peças que eu o faça. Isso faz com que eu perca depois a confiança no que dizes.

9. Mãe, quando te enganas ou erras admite-o francamente. Assumir os erros não diminui ninguém, antes pelo contrário, ganha-se mais admiração e respeito.

10. Mãe, quando eu erro não me condenes, nem me faças sentir um incompetente ou um falhado. É aí que eu preciso de compreensão e da tua ajuda para melhorar.

11. Mãe, trata-me com a mesma delicadeza e a mesma cordialidade com que tratas os teus amigos. Não é pelo facto de sermos família que não mereço ser tratado com a mesma atenção e respeito.

12. Mãe, nunca me mandes fazer coisas que tu próprio não fazes. Eu aprendo mais o que vejo fazer do que aquilo que tu dizes mas não fazes.

Tags